SHS Quadra 06 Conjunto A Bloco C Sala 1207 Ed. Brasil 21 | 70.316-109 | Asa Sul, Brasília – DF

zest energia - comercializadora de energia

Redes Sociais

Endereço

SHS Quadra 06 Conjunto A Bloco C Sala 1207 Ed. Brasil 21 | 70.316-109 | Asa Sul, Brasília – DF

Telefone

+55 (61) 3039-8800

O que você precisa saber sobre PLD

Saiba como é calculado o Preço de Liquidação das Diferenças e qual a sua importância para o Mercado Livre 

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) representa o valor entre as diferenças de energia contratada, gerada e consumida.  Este cálculo tem como base os Custos Marginais de Operação (CMO), considerando os limites máximo e mínimo definidos anualmente pela ANEEL. O PLD é determinado em três patamares de carga: pesado, médio e leve; representando os horários de alto, médio e baixo consumo, respectivamente. Além disso, é dividido em submercados – Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste e Sul –, onde são definidos PLD’s individuais. 

O cálculo do PLD é apurado com base em previsões (“ex-ante”) e considera os valores declarados pelos geradores e o consumo previsto para cada submercado. Para alcançar o resultado são utilizados modelos computacionais (NEWAVE e DECOMP) que chegam ao CMO. Entre as variáveis analisadas estão o estado dos reservatórios, previsão de chuvas, demanda de energia, preço de combustíveis das usinas térmicas, entrada de novos projetos e disponibilidade de transmissão e geração. O objetivo é liquidar toda a energia não contratada entre os agentes. 

O PLD em uso atualmente é o semanal, que utiliza os critérios mencionados anteriormente. A divulgação do valor é feita pela CCEE toda sexta-feira e o preço é válido para a semana seguinte. Porém, além do PLD semanal, existem também o PLD mensal e horário.  

O PLD mensal consiste na média ponderada realizada ao fim de cada mês e é o preço base para a compra de energia não contratada previamente. Este valor é utilizado para cálculo das liquidações financeiras da CCEE e serve para a liquidação de toda a energia não contratada entre os agentes. 

Enquanto isso, o PLD horário é a nova proposta para o mercado e passará a valer a partir de 2021. Neste modelo, a energia deixa de ser calculada em frequência semanal e em patamares, e passa a ser precificada diariamente e em base horária. Assim, uma série de benefícios são previstos para o setor elétrico, tais como: distribuição mais justa dos custos; redução do Encargo de Serviço do Sistema (ESS); e novas oportunidades de negócio com geração distribuída. No que diz respeito ao consumidor e às comercializadoras, as vantagens testão relacionadas à preços mais competitivos, maior relevância para a modulação contratual e perspectiva de alteração dos prazos de liquidação no Mercado de Curto Prazo. 

Tendo em vista os conceitos acerca do cálculo e dos modelos de PLD, é preciso pontuar de fato a importância desta variável para o Mercado Livre. Fundamentalmente, o PLD determina o preço base para as contratações da energia que não foram adquiridas previamente e negociadas no Mercado de Curto Prazo. Porém, ele também influencia diretamente nos preços para contratação de médio e longo prazos. Isso faz com que a observação ao PLD seja essencial para os agentes atuantes no Mercado Livre. 

Acompanhar o PLD e entender seu funcionamento é fundamental para uma contratação bem sucedida, agindo no momento ideal e comprando com menores preços. Essa análise proporciona a execução de estratégias de negociação vantajosas, trazendo economia ao consumidor. 

A Zest Energia tem profissionais habilitados no setor elétrico que estão sempre atentos às variações do mercado. A utilização do PLD como tática de análise possibilita a compra de volumes adequados ao perfil de nossos clientes, reduzindo riscos envolvidos no processo. Saiba mais sobre a atuação da Zest. 

Veja também...