SHS Quadra 06 Conjunto A Bloco C Sala 1207 Ed. Brasil 21 | 70.316-109 | Asa Sul, Brasília – DF

zest energia - comercializadora de energia

Redes Sociais

Endereço

SHS Quadra 06 Conjunto A Bloco C Sala 1207 Ed. Brasil 21 | 70.316-109 | Asa Sul, Brasília – DF

Telefone

+55 (61) 3039-8800

Vale a pena entrar no Mercado Livre de Energia?

A livre negociação é uma grande vantagem deste modelo de contratação, mas a decisão pela migração requer planejamento 

O Mercado Livre de Energia ou Ambiente de Contratação Livre (ACL) consiste na compra e venda de energia por meio de acordos bilaterais, mediados ou não por um agente comercializador. Neste cenário, a energia é contratada livremente, sem depender exclusivamente do fornecimento por meio da distribuidora local. 

A negociação de fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento e pagamento são algumas das características do Mercado Livre. Para a entrada neste mercado é preciso atender a alguns requisitos, o principal deles sendo o consumo. É preciso que a unidade consumidora demande ao menos 500KW. 

Mas será que vale a pena migrar para o Mercado Livre?  

A adesão ao ACL traz uma série de vantagens ao consumidor. A redução e a previsibilidade de custos representam os principais benefícios. Isso porque os preços praticados neste ambiente tendem a ser mais competitivos do que os valores cobrados no chamado Mercado Regulado, representando uma economia de até 20% na conta de luz. Além disso, é possível realizar contratos de logo prazo, tornando factível um planejamento de gastos mais realista. 

No entanto, para afirmar se a migração realmente vale a pena, é preciso uma análise mais minuciosa do consumidor, como o exame da situação econômico-financeira. Outro fator a se considerar são as responsabilidades atribuídas ao consumidor livre. Uma vez integrante do Mercado Livre, o consumidor passa a ser uma agente do mercado e, portanto, precisa responder a uma série de incumbências. O objetivo dessas atribuições é garantir a segurança energética e a adimplência entre os agentes. Entre as responsabilidades estão o registro de informação de compra ou venda de energia, o acompanhamento de medição de consumo e o pagamento de taxas. 

Além das obrigações do consumidor, existem também vantagens de participar do Mercado Livre. Por exemplo, a venda do excedente de energia elétrica é um direito do consumidor. Neste caso é possível, inclusive, obter lucro. 

Por fim, após a decisão por migrar para o Mercado Livre, vários processos são demandados, de acordo com a legislação. É preciso encaminhar uma carta denúncia para a distribuidora informando a intenção de migração, contratar energia de suprimento, adequar o sistema de medição e aderir à CCEE. 

Para lidar com esse processo complexo de análises e legislações, o ideal é contratar uma comercializadora, assim o consumidor recebe o auxílio necessário em todas as etapas. A Zest Energia atua no Mercado Livre com uma visão holística, buscando sempre atender às demandas dos clientes e promover as melhores soluções em energia. Seja na realização de estudos de viabilidade para adesão ao ACL, no acompanhamento do processo de migração ou na gestão de energia, a Zest está à postos para melhor atender o cliente. Acompanhe nosso site e saiba mais.

Veja também...